(Fonte: internet)
No primeiro post deste blog mencionei que ' estudar tecnologia não é fácil ', pois bem, durante a leitura de 'O conceito de tecnologia' de Álvaro Vieira Pinto descobri que pensar a tecnologia vai além do que eu imaginava.
Aqui vamos tentar responder a alguns questionamentos acerca do termo 'tecnologia', na concepção do filósofo Álvaro Pinto, e ainda refletir o conceito de Tecnologia da Informação e Comunicação e Tecnologia Digital da Informação e Comunicação, as famosas TIC e TDIC.
Para Pinto (2008), o termo tecnologia necessita ser objeto de estudo devido ao seu uso indiscriminado. Desse modo, o autor explica o termo mediante quatro significados principais:
1. Significado epistemológico - tecnologia como estudo, discussão da técnica, modos de produzir alguma coisa.
2. Tecnologia como simples técnica.
3. Tecnologia como o conjunto de todas as técnicas de que dispõe uma sociedade.
4. Tecnologia como ideologia da técnica.
Durante o texto, o autor discute a diferença entre técnica e tecnologia e expõe a tecnologia como a ciência da técnica e a técnica como uma ação humana. Todavia, o autor expõe que os técnicos , que deveriam alicerçar o conceito de tecnologia, são ingênuos e pouco sabem sobre o termo, este proposto por estudiosos que não são técnicos e entendem apenas a concepção filosófica do termo.
Nesse sentido, o autor mostra que tecnologia é a ciência que abrange e explora a técnica, já que a técnica é um "produto da concepção humana que retorna ao mundo em forma de ação, materializado em instrumentos e máquinas, e entregue à transmissão cultural" (PINTO, 2008, p. 221).
Ampliando nossa discussão, trazemos o conceito de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) proposto por Bertoldo, Salto e Mill (2018). Segundo os autores, TIC refere-se aos "novos meios de produção e troca de conhecimento, de promoção da educação e da pesquisa, de organização e manejo de dados, informação e conhecimentos" (BERTOLDO, SALTO e MILL, 2018, p. 619).
Para Pimentel (2017) a Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC) é diversa da TIC justamente pelo que a nomenclatura já pontua: o aspecto digital, pois são alicerçadas em conexões com a internet e sistemas computacionais. Contudo, esta não é a única diferença entre os dois conceitos (TIC e TDIC). A convergência, o tráfego de informações em mídias e redes e, consequentemente, o alcance geográfico também são pontos divergentes das TDIC em relação às TIC.
O limite entre conceitos (técnica, tecnologia, TIC e TDIC) é tênue, é necessário leitura e reflexão para entender claramente. Aqui, nesse espaço, trouxemos apenas a perspectiva de alguns autores, mas o diálogo com outros estudiosos é primordial para compreender de forma mais ampla.
Por fim, mediante tantos conceitos, o que são Recursos Digitais Educacionais?
Para responder o questionamento, me atrevo a escrever o que eu, enquanto mestranda em educação, penso sobre a temática. Ao meu ver, recursos digitais educacionais são 'ferramentas' ou recursos (como o próprio nome sugere) digitais utilizados em sala de aula , online ou presencial, com o objetivo de colaborar com a aprendizagem do aluno. A proposta na utilização desses recursos não é substituir o professor, mas enriquecer a prática pedagógica e tornar o conteúdo mais atraente para os alunos, visto que eles já estão inseridos na cultura digital.
E o que é cultura digital?
Bem, essa discussão vamos deixar para o próximo post.
Até lá!!
Referências bibliográficas
PIMENTEL, F. A Aprendizagem das crianças na Cultura Digital. 2ª ed. rev e ampl. Maceió: Edufal, 2017.
PINTO, A. V. O conceito de tecnologia. São Paulo: Contraponto, 2008. v. 1
BERTOLDO, Haroldo Luiz. SALTO, Francisco. MILL, Daniel. Tecnologias da Informação e Comunicação. In. MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação à distância. Campinas: Papirus, 2018.
Aqui vamos tentar responder a alguns questionamentos acerca do termo 'tecnologia', na concepção do filósofo Álvaro Pinto, e ainda refletir o conceito de Tecnologia da Informação e Comunicação e Tecnologia Digital da Informação e Comunicação, as famosas TIC e TDIC.
Para Pinto (2008), o termo tecnologia necessita ser objeto de estudo devido ao seu uso indiscriminado. Desse modo, o autor explica o termo mediante quatro significados principais:
1. Significado epistemológico - tecnologia como estudo, discussão da técnica, modos de produzir alguma coisa.
2. Tecnologia como simples técnica.
3. Tecnologia como o conjunto de todas as técnicas de que dispõe uma sociedade.
4. Tecnologia como ideologia da técnica.
Durante o texto, o autor discute a diferença entre técnica e tecnologia e expõe a tecnologia como a ciência da técnica e a técnica como uma ação humana. Todavia, o autor expõe que os técnicos , que deveriam alicerçar o conceito de tecnologia, são ingênuos e pouco sabem sobre o termo, este proposto por estudiosos que não são técnicos e entendem apenas a concepção filosófica do termo.
Nesse sentido, o autor mostra que tecnologia é a ciência que abrange e explora a técnica, já que a técnica é um "produto da concepção humana que retorna ao mundo em forma de ação, materializado em instrumentos e máquinas, e entregue à transmissão cultural" (PINTO, 2008, p. 221).
Ampliando nossa discussão, trazemos o conceito de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) proposto por Bertoldo, Salto e Mill (2018). Segundo os autores, TIC refere-se aos "novos meios de produção e troca de conhecimento, de promoção da educação e da pesquisa, de organização e manejo de dados, informação e conhecimentos" (BERTOLDO, SALTO e MILL, 2018, p. 619).
Para Pimentel (2017) a Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC) é diversa da TIC justamente pelo que a nomenclatura já pontua: o aspecto digital, pois são alicerçadas em conexões com a internet e sistemas computacionais. Contudo, esta não é a única diferença entre os dois conceitos (TIC e TDIC). A convergência, o tráfego de informações em mídias e redes e, consequentemente, o alcance geográfico também são pontos divergentes das TDIC em relação às TIC.
O limite entre conceitos (técnica, tecnologia, TIC e TDIC) é tênue, é necessário leitura e reflexão para entender claramente. Aqui, nesse espaço, trouxemos apenas a perspectiva de alguns autores, mas o diálogo com outros estudiosos é primordial para compreender de forma mais ampla.
Por fim, mediante tantos conceitos, o que são Recursos Digitais Educacionais?
Para responder o questionamento, me atrevo a escrever o que eu, enquanto mestranda em educação, penso sobre a temática. Ao meu ver, recursos digitais educacionais são 'ferramentas' ou recursos (como o próprio nome sugere) digitais utilizados em sala de aula , online ou presencial, com o objetivo de colaborar com a aprendizagem do aluno. A proposta na utilização desses recursos não é substituir o professor, mas enriquecer a prática pedagógica e tornar o conteúdo mais atraente para os alunos, visto que eles já estão inseridos na cultura digital.
E o que é cultura digital?
Bem, essa discussão vamos deixar para o próximo post.
Até lá!!
Referências bibliográficas
PIMENTEL, F. A Aprendizagem das crianças na Cultura Digital. 2ª ed. rev e ampl. Maceió: Edufal, 2017.
PINTO, A. V. O conceito de tecnologia. São Paulo: Contraponto, 2008. v. 1
BERTOLDO, Haroldo Luiz. SALTO, Francisco. MILL, Daniel. Tecnologias da Informação e Comunicação. In. MILL, Daniel (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação à distância. Campinas: Papirus, 2018.
Parabéns! Está avançando.
ResponderExcluirObrigada professor. Depois da postagem me dei conta que faltou responder o questionamento sobre a formação dos professores e discursos do senso comum. Em breve faço nova postagem com as respostas.
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