Olá pessoal!!!
E seguimos para o nosso último PBL. A disciplina está acabando e já deixando aquela sensação de saudade.
Tudo bem que foi uma disciplina em que tive que ser ainda mais 'disciplinada' (perdoem o trocadilho), mas sentirei saudade dos debates, discordâncias, aprendizados e até mesmo das 'broncas' do professor Pimentel.
Começamos o nosso texto trazendo o conceito de objetos virtuais de aprendizagem (OVA). De acordo com Junior e Barros (2005) consiste em materiais educativos ou recursos digitais que podem ser utilizados várias vezes e objetivam a construção do conhecimento pelo aluno. "Podem ser vídeos, imagens, figuras, gráficos e outros que são disponibilizados para auxiliar na aprendizagem dos alunos" (JUNIOR; BARROS, 2005, p. 4). Nesse sentido, um slide em power point pode ser um objeto de aprendizagem ou ainda, na área de matemática, um jogo de Tangram, por exemplo, também pode ser um objeto de aprendizagem. Os objetos de aprendizagem, não necessariamente precisam ser virtuais, todavia, nesse texto consideraremos os OVA que, por serem virtuais, têm seu alcance ampliado e pode ser utilizado em qualquer lugar do mundo, quebrando barreiras de espaço e de tempo, se tornando universal.
Já os REA, Recursos Educacionais Abertos, são definidos por Butcher (2011) como qualquer recurso educacional que estão disponíveis abertamente para professores ou demais interessados, sem a necessidade de pagar taxas ou direitos autorais. "É importante notar que existe apenas uma diferença fundamental entre os REA e todos os outros recursos educacionais: sua licença. Portanto, um REA é simplesmente um recurso educacional acompanhado de uma licença que facilita a sua reutilização, e possivelmente adaptação, sem a necessidade de pedir permissão ao detentor dos direitos autorais" (BUTCHER, 2011, p. 5).
Nas leituras sobre REA, pensei em como estamos acostumados a 'pesquisar' ideias e materiais no google ou outros sites de busca e muitas vezes sentimos dificuldade em saber, inclusive, se aquele material tem direitos autorais ou não, já que estão disponíveis na internet.
Nessa linha, surge o conceito de repositórios, definidos pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) como um site que 'guarda' recursos digitais ou objetos virtuais de aprendizagem e contribuem, de forma direta para a proposta dos OVA que é disseminar os recursos para que eles possam ser utilizados em qualquer lugar do mundo.
O QR Code abaixo contém o link para o informe digital da ABED que aborda o conceito de repositório e ainda exemplifica alguns repositórios disponíveis.
Em suma, os OVA , os REA e os repositórios são deveras importantes para o educador, pois ajuda-os a desenvolver metodologias ativas em sala de aula, colabora com o professor que não está capacitado para desenvolver seus próprios OVA , já que ele poderá utilizar material já pronto e de qualidade, além de ajudar o docente a se distanciar do modelo de transmissão de conteúdos.
Referências
JUNIOR, W. A.; BARROS, D. M. V. Objetos de aprendizagem virtuais: material didático para a educação básica. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/006tcc1.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2020.
Um Guia Básico sobre Recursos Educacionais Abertos (REA). Disponível em: <http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/publications/basic_guide_oer_pt.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2020.
Souza, D.S.R; Albuquerque, B.C.D; Silva, K.K.A.S. Repositórios de Objetos de Aprendizagem: uma estratégia colaborativa. Disponível em: <http://ceur-ws.org/Vol-1667/CtrlE_2016_AR_paper_24.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2020.
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